quarta-feira, 12 de dezembro de 2012

Perguntas e Respostas ?!

     Diariamente, milhares de pessoas procuram no site do Google respostas para suas dúvidas, algumas delas são direcionadas ao meu blog (www.sexologia-clinica.com). Fiz aqui uma seleção de algumas mais comuns, pois penso que, mesmo sendo perguntas em suma muito simples, muitas pessoas não sabem das respostas e é extremamente importante compartilhar esse conhecimento com o público leigo. É incrível a quantidade de perguntas, e a falta de profissionais disponíveis para respondê-las. .
     A sexualidade ainda é repleta de mitos e de confusões. Creio que responder essas perguntas poderá ajudar a desmistificar muitos desentendidos.

1) Antidepressivos tira a libido?
Não tira, mas diminui bastante. Mas a própria depressão em si também causa. Esse efeito varia de pessoa para pessoa e de medicamento para medicamento. Mas a grande maioria dos antidepressivos e dos psicotrópicos causa esse efeito. Para as pessoas com problemas de baixa de libido que passam por processo depressivo com uso de medicamentos, o problema irá se intensificar. Contudo, é indicado nesses casos, que o paciente não deixe de fazer o tratamento por causa de seu efeito colateral indesejado, pois uma vez tratada à depressão, a tendência é que a libido volte ao seu estado anterior.

2) O uso de preservativo causa disfunção erétil?
Não. O uso de preservativo não tem interferência na ereção. É comum que alguns adolescentes no início de suas atividades sexuais, por não terem prática na colocação da camisinha nem da relação em si, possam ter esse efeito de perder a ereção, mas a perda é mais relacionada à ansiedade e ao nervosismo em si do que propriamente à colocação do preservativo. A dica é que se faça um treininho em casa, antes da hora H para eliminar esse problema.

3) Disfunção erétil pode ser causada por traição?
Muitas mulheres sentem esse receio, acham que se o homem passa a ter dificuldade de ereção é porque o marido não sente mais desejo por ela e acaba não funcionando mais em casa e então deve ter outra. O fato é que não há uma relação direta entre a infidelidade conjugal e a disfunção erétil, inclusive porque há relatos de que em alguns casos, a relação do casal até melhora depois de uma traição. Enfim, são muitas as causas da disfunção erétil, mas a maioria delas está relacionada à má alimentação, sedentarismo, tabagismo, estresse, diabetes, envelhecimento e outros problemas endócrinos ou neurológicos.

4) Camisinha retarda a ejaculação?
Hoje no mercado, existe uma diversidade imensa de camisinhas de todos os tipos, umas com massageadores, outras com cheiro, extra lubrificadas, e umas que informam no rótulo que tem efeito retardador da ejaculação, em sexy shop existem tipos de gels ou pomadas que prometem esse efeito. Alguns homens percebem que o uso da camisinha, quando causam diminuição da sensibilidade, aumenta um pouco o tempo da ejaculação, mas esse efeito, no entanto, não é para todos e sim para uma minoria. Honestamente, nunca ouvi de nenhum paciente meu que o uso desses acessórios tenha ajudado de alguma maneira, inclusive porque a ejaculação precoce é em 99% dos casos de origem emocional. Se você não resolve esse problema, mesmo que alguma coisa tenha um efeito mínimo, não passará de um método paliativo.
Para tirar dúvidas ou deixar sugestões sexologianews@gmail.com.

Keila Oliveira
Psicóloga
Sexóloga
Terapeuta Sexual
www.sexologia-clinica.com

Nenhum comentário:

Programa da Pri desta Quarta 12.09